segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A FILOSOFIA por Marilena Chauí



Marilena Chauí 

Capítulo 1 A origem da Filosofia

A palavra filosofia

A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais.

Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciam aos jogos olímpicos (a festa mais importante da Grécia): as que iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para servir aos seus próprios interesses e sem preocupação com as disputas e os torneios; as que iam para competir, isto é, os atletas e artistas (pois, durante os jogos também havia competições artísticas: dança, poesia, música, teatro); e as que iam para contemplar os jogos e torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentavam. Esse terceiro tipo de pessoa, dizia Pitágoras, é como o filósofo.

Com isso, Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais - não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir - não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”; mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: em resumo, pelo desejo de

Convite à Filosofia _ saber. A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que está diante de nós para ser contemplada e vista, se tivermos olhos (do espírito) para vê-la.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O QUE É SOCIOLOGIA

Sociologia é uma ciência que estuda os comportamentos dos seres humanos vivendo em sociedades.

A  Sociologia é a disciplina que irá nos leva a uma discussão contemporânea (atual) sobre o conhecimento das sociedades ao longo de todo o  seu processo histórico.


Assim como o psicologo irá analisar os indivíduos individualmente, o sociólogo irá analisar os indivíduos em seu convívio social, buscando compreender os fenômenos sociais.

A disciplina de Sociologia irá apresentar conceitos, teorias e autores centrais para esta discussão, nos auxiliando assim para buscar compreender, entender, criticar e talvez solucionar os problemas sociais.

Mas o que é mesmo uma sociedade?

Entendemos sociedade como um agrupamento de indivíduos vivendo sob um determinado sistema de produção, distribuição e consumo dirigidos por um sistema politico/econômico e por leis, normas e instituições afim de dar continuidade a vida material de todos.
Desde a mais tenra idade os humanos sentiram a necessidade de viverem em grupos. Seja para se protegerem de inimigos, seja para se divertirem.

Os humanos necessitam viverem em grupo e esse convívio nem sempre é harmonioso. 
Se até mesmo dentro de nossa família há conflitos e problemas, imagina na sociedade.


Mas para que serve a Sociologia?
Desemprego, miséria, desigualdades, exclusão, fome, sem tetos, crime, drogas, doenças, etc.
A sociologia vai nos servir justamente pra isso, para nos ajudar a entender tais conflitos/problemas sociais, procurando compreende-los e encontrar soluções para os mesmos.


Como surgiu a Sociologia?
É nato dos humanos terem problemas e é também nato dos seres humanos buscarem soluções.
O termo Sociologia teria sido criado a cerca de 170 anos atrás, em 1838 por Auguste Comte.
Comte teria pretendido unir  todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. 
Lembrando que Comte é considerado como sendo o pai do positivismo, do cientifismo que é o oposto ao conhecimento popular, o conhecimento religioso/teológico/mistico, senso comum, etc.  O positivismo é o olhar cético. 
Assim a sociologia nasce como um esforço legitimo e concreto de promover analises cientificas da sociedade. 
Comte acreditava que assim como o mundo natural obedecia a leis, as sociedades também, por isso chamar a Sociologia de "Fisica Social"

Apesar de todo esforço e contribuição de Comte,  foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou um verdadeiro corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados, surgindo assim como uma disciplina acadêmica.

Com o surgimento do capitalismo, resultados das revoluções Inglesa, Francesa e Industrial, viu-se surgir uma nova sociedade (chamada de moderna). A ordem feudal foi ficando pra trás e uma nova ordem se iniciou.
Com esta nova ordem surgiram novos problemas, o que inspirou  muitos estudiosos a procurar soluções.
Obs: A  Sociologia não serve apenas para estudar e explicar a sociedade, mas é uma ciência que além de teórica, é também pratica, a sociologia também se preocupa com o social. Ela pode ajudar na formulação de políticas públicas e avaliar os programas sociais e, assim, aperfeiçoar as instituições existentes na nossa sociedade. A Sociologia trata de temas como cultura, cidadania, desigualdade, globalização. Problemas e realidades com os quais todos nós, de uma maneira ou de outra, temos que lidar diariamente.


Para quem ficou curioso e quiser pesquisar mais sobre o assunto, vou deixar aqui a sugestão de videos onde poderão encontrar mais informações.


Part. 2


0:26 / 6:56





Obs: Gostaria também de alertar que a minha  abordagem aqui não é necessariamente cronológica ou autoral, mas temática.  Assim, eu procurarei trabalhar em  módulos onde irei discutir e analisar os seguintes assuntos:
-As origens e os espaços onde  a sociologia foi e vem sendo praticada;
-O conceito de cultura nas ciências sociais e as perspectivas atuais sobre o tema;
-O conceito de cidadania e as teorias clássicas e contemporâneas;
-As diversas dimensões da pesquisa sociológica.